banner

Gente das Ruas de Pombal Zé Enfermeiro faz 89 anos de idade


Jerdivan Nóbrega de Araújo
Jerdivan Nóbrega de Araújo*

Zé Enfermeiro (Jose Cândido) nasceu no dia 8 de agosto de 1927, portanto, hoje completa 89 anos de idade. Em 1956 contribuiu com o padre vicente de Freitas para a fundação do Hospital e
Maternidade Sinhá Carneiro, sendo o primeiro enfermeiro.
Com uma vasta contribuição a saúde em nossa cidade, o nome Zé Enfermeiro passou se com fundir com a própria história daquele hospital, hoje lamentavelmente fechado. Trabalhou com médicos como Dr. Janduy Carneir,o Dr. Avelino, Dr. Azuil e Dr. Atêncio Wanderlei, entre tantos outros que passaram por nossa cidade.
Zé Enfermeiro
Zé Enfermeiro também foi vereador pela cidade de Pombal por cinco legislaturas, eleições  conseguidas sempre por conta do seu legado em favor da saúde e pelo seu atendimento humanizado dispensado aos que o procuravam.
Dr. Avelino Elias de Queiroga, que aqui dispensa apresentação, condicionava as suas cirurgias a agenda de Zé Enfermeiro, a quem dispensava uma confiança de irmão, de forma que os dois passaram a ser, profissionalmente, uma “instituição” em se falando de saúde em nossa cidade na década de 1960.
Nas ocasiões em que Pombal ficava momentaneamente sem profissional médico, era em Zé Enfermeiro que a população encontrava o amparo, buscando nele consultas e aviamentos de receitas que inclusive não era contestado por médicos ou donos de farmácias.
Nossas homenagens e parabéns ao um homem que tem a sua estrela fincada no Panteão da “Gente das Ruas de Pombal”.
*Jerdivan Nóbrega de Araújo – Escritor e pesquisador da nossa história
Gente das Ruas de Pombal Zé Enfermeiro faz 89 anos de idade Gente das Ruas de Pombal Zé Enfermeiro faz 89 anos de idade Reviewed by Clemildo Brunet on 8/09/2016 06:08:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion