banner

O BOTA É FOGO

Por Francisco Vieira*  

A Estrela Solitária, símbolo oficial do Botafogo, nunca está isolada, pois sempre contou com o apoio de sua fiel torcida. A ela se une uma diretoria responsável, comissão técnica competente e, sobretudo, uma torcida que ama o clube em qualquer circunstância, que aplaude quando necessário e chora quando é preciso.

A irrepreensível campanha do time que culminou com a conquista do Campeonato Carioca de 2013, é a prova viva e
a consagração de um trabalho eficaz comandado pelo valoroso técnico Osvaldo de Oliveira.  Na verdade foram três taças conquistadas de uma só vez: Guanabara, Rio e Estadual. Fizemos cabelo, barba e bigode, vencendo a tudo e a todos. Nem mesmo o “todo protegido” Flamengo, não foi capaz de impedir o sucesso do FOGÃO, pois sequer chegou às finais decepcionando sua imensa torcida com um time medíocre, apático e inofensivo. Nada, absolutamente nada, conseguiu ofuscar o brilho de sua estrela reluzente que reflete uma história de glória desde 1910, como bem decanta o seu hino

A conquista por antecipação do 20º título de Campeão Carioca pelo Botafogo foi deveras incontestável. Diversos fatores levaram o time a fazer uma campanha no mínimo brilhante, quase irretocável. Num total de dezenove jogos somou quinze vitórias, três empates e apenas uma derrota. Totalizou 46 gols marcados contra 10 sofridos em toda competição o que lhe garantiu a posição de melhor ataque e melhor defesa, graças a Bolívar e Dória, dupla de zagueiros vazada apenas uma vez no 2º turno.

A boa trajetória do Botafogo de Futebol e Regatas deve-se também a diversos fatores que muito bem justificam os números. Se não bastasse a liderança de Bolívar assumindo o papel de xerife, causando forte polêmica em um vídeo quando usou fortes palavras mal interpretadas logo depois do jogo contra o Fluminense, merece também destaque o show da dupla Seedorf e Lodeiro, sem a qual nada seria possível. Graças ao talento e entrosamento os gringos marcaram quinze gols e fizeram jogadas geniais. Aí, lembramos com graça o desconcertante drible do Holandês no jogo contra Nova Iguaçu em Moça Bonita, jogada imortalizada por Garrincha, maior ídolo do clube.

Após uma única derrota no campeonato para o “protegido” Flamengo, seguido de empate com Boa Vista, resultado que lhe custou à perda da liderança do grupo A e alvo de vaias da torcida que insatisfeita pedia a demissão do técnico Osvaldo de Oliveira e a cabeça de Rafael Marques. A reação veio logo de imediato com a vitória sobre o mesmo Flamengo, tirando do rival qualquer possibilidade de título. A Taça Guanabara conquistada com um gol suado aos 35 minutos do 2º tempo deu ao time a tranquilidade e a confiança que precisava. Ainda mais, foi oportuno para Rafael Marques se redimir e conquistar a posição de titular marcando seu primeiro gol depois de vinte jogos, passando de vaiado para aplaudido, de vilão para herói.

Os comandados de Osvaldo de Oliveira, capitaneados por Jeferson e orientados pelos gringos Seedorf e Lodeiro como: Bruno Mendes, Rafael Marques, Dória, Renan, Júlio César, Marcelo Matos, Felipe Gabriel, Gabriel, Andrezinho, Lucas, Renato, Cidinho, Sassá, Vitinho – xodó da torcida – e outros formaram um elenco onde prevaleceu a união e o espírito esportista.

Enfim, com 100% de aproveitamento na Taça Rio, vencendo inclusive em partidas decisivas os três maiores concorrentes Flamengo, Vasco e Fluminense, o Botafogo venceu os dois turnos sem a necessidade de final. Aos braços dos jogadores e ovacionado pela torcida com os gritos de É CAMPEÃO, Osvaldo de Oliveira tem seu trabalho reconhecido.

Evidentemente a vitória do clube de General Severiano mostra que o BOTA É FOGO.

Pombal, 10 de maio de 2013


Francisco Vieira
*Educador, ex-diretor da Escola Estadual “João da Mata” ex-secretário de administração de Pombal. 
O BOTA É FOGO O BOTA É FOGO Reviewed by Clemildo Brunet on 5/11/2013 11:53:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion