banner

ARES DE RECORDAÇÃO

Clemildo Brunet
Clemildo Brunet*

Já tive oportunidade de contar em outro artigo a minha inclinação desde a infância para a área da comunicação construindo inventos, objetos utilizados como brinquedos quando criança, que me divertiam bastante. Lembro-me que meu primeiro contato com rádio, se deu numa emissora clandestina instalada no 1º andar do Grande Hotel de nossa cidade. Rádio Difusora de Pombal, pertencente a Nelson Guarda e Luiz da Estação Ferroviária. Cheguei como curioso, observando os movimentos. De repente me vi diante de uma mesa de som, assumindo a posição de controlista ou como é chamado hoje, operador de áudio.

Em 1961, comecei auxiliando os propagandistas em porta de loja cuidando da técnica sonora da Difusora das Lojas Paulista (que posteriormente veio se chamar Casas Pernambucanas - Grupo Lundgren), esquina da Rua Tenente Aurélio Cavalcante ao lado da Farmácia Queiroga. Minha atividade era fazer a mixagem do áudio entre música e
microfone.  Dentro de pouco tempo, estava eu ali, fazendo a vez de garoto propaganda. As pessoas ficavam admiradas, ver aquele menino enrolado em tecidos e retalhos com microfone na mão gritando pra freguesia: “Lojas Paulista – Sempre imitadas nunca igualadas”! Ou então, Casas Pernambucanas – Onde Todos Compram”!

Ainda no verdor de minha infância/adolescência e morando com os meus pais na rua Cel. José Fernandes, meu hobby era ir para as Lojas Paulista, ligar à difusora diariamente às 07:00 horas da manhã e fazer programa musical como se estivesse em um studio de rádio.

Lojas Paulista (posteriormente) Casas Pernambucanas, trouxe a Pombal um carro de som volante (Rural), o primeiro que adentrei para fazer propaganda pelas ruas de nossa cidade e de outros lugarejos da época, como: Paulista, Lagoa, Jericó, Malta e Condado. Em determinado dia ouvi pela primeira vez a música Lilian de Nilton Cesar, o carro de som estava em trânsito no populoso bairro dos Pereiros como costuma chamar meu amigo e confrade Genival Severo. O gravador de rolo pequeno reproduzia o áudio da música sem nenhum atropelo apesar do balanço do veículo provocado pelos buracos da rua que nesse tempo não era ainda pavimentada.

Em 1962, o Sr. Raimundo Lacerda mais conhecido por Raimundo Sacristão, instalou no centro da cidade, o Serviço de Alto Falante Difusora Rádio Maringá, lá fiz minha estreia em microfone em Studio propriamente dito com apenas 12 anos de idade, e, a voz, ainda infantil, era semelhante a uma voz feminina. Os locutores da época: Zeilto Trajano, José Geraldo e Raminho de Leovirgides. 

A Difusora Rádio Maringá, tinha uma programação musical intercalada com avisos e anúncios comerciais, além de cobrir os eventos realizados pela Igreja Matriz do Bom Sucesso. Por ocasião do natal e Festas de fim de ano, transmitia os sorteios do Imperador das Novidades, casa comercial do Sr. José Nicácio Amorim (Zuza Nicácio) de (saudosa memória).

Era um tempo que locução tinha seu improviso e que se exigia do speaker uma boa leitura com dicção correta, pois, tudo era ao vivo, a difusora não possuía gravador.

Pombal, 22 de maio de 2013.

*Radialista, Blogueiro, Colunista
Twiters @clemildobrunet e @brunetcomunica
www.clemildo-brunet.blogspot.com

Comentário
Clemildo!
Um brilhante artigo. "Ares de Recordação" fala do início da comunicação radiofônica em Pombal. Tive o enorme prazer de acompanhar tudo, vendo, de pertinho, você fazer a propaganda das Lojas Paulista... Confesso que o artigo ficará ainda mais completo, se você escrever a Parte II, mostrando a chegada do Rádio em Pombal, desde a Voz da Cidade até a primeira emissora AM, a Rádio Maringá. Tudo pelas suas mãos, o seu esforço denodado e, principalmente a sua competência... As novas gerações do Rádio pombalense precisam saber quem você foi e é... Sempre tirar o chapéu quando você passar, em sinal de respeito... Pombal lhe agradece muito. A comunicação em todo o Sertão paraibano, também... E eu, como seu discípulo, já tive oportunidade de externar outras vezes, mas agora repito: "Devo tudo o que sou hoje, a você velho amigo". Um forte Abraço e que Deus lhe dê muita saúde para que você possa continuar contribuindo com a comunicação da nossa querida cidade...
Maciel Gonzaga de Luna
Advogado
Natal/RN


 Marcos Lacerda disse...
23.5.13
 Excluir
Muito pertinentes suas divagações. Que BOM Você ter entrado no mundo da INTERNET para nos fazer conhecedores deste MUNDO MARAVILHOSO da radiofonia.
ARES DE RECORDAÇÃO ARES DE RECORDAÇÃO Reviewed by Clemildo Brunet on 5/22/2013 10:08:00 AM Rating: 5

Um comentário

Marcos Lacerda disse...

Muito pertinentes suas divagações. Que BOM Você ter entrado no mundo da INTERNET para nos fazer conhecedores deste MUNDO MARAVILHOSO da radiofonia.

Recent Posts

Fashion