banner

VIRGULINO FERREIRA, O LAMPIÃO: CABRA MACHO, SIM SENHOR!

Onaldo Queiroga
Onaldo Queiroga*

No Nordeste, quando se fala em cabra macho, logo vem à imagem daquele que foi o rei do cangaço no sertão, Virgulino Ferreira, o Lampião.

Sem adentrar na polêmica se Lampião era um cidadão do bem ou do mal, um fato restou demonstrado nos escritos que falam sobre esse nordestino, ele possuía uma coragem inigualável, destemido, sem medo algum andava com seus cangaceiros pelas matas do imenso sertão. Ora enfrentava as volantes que o perseguiam, ora demonstrava sua ousadia ao invadir vilas, povoados e cidades. Pelo que consta, só tinha respeito e obediência ao Padre Cícero Romão Batista, o Santo do Juazeiro.

Se houve cabra valente pelas bandas do Nordeste brasileiro, esse foi Lampião. Ressalte-se que, apesar de temido, respeitado e ousado, foi morto covardemente, numa emboscada. Das fotografias e vídeos que o documentaram, sempre vislumbramos uma imagem de um Lampião postado como um homem valente na essência da palavra. Nas obras escritas sobre esse ser tão forte, não constava qualquer registro apontando que Lampião era homossexual. Registre-se que não somos preconceituosos com referência à opção sexual de cada ser humano, mas é preciso coerência, verdade, dignidade e respeito quando se escreve sobre os fatos históricos.
Referimo-nos à publicação de um livro de autoria de Pedro de Morais, Juiz aposentado e atual advogado sergipano, intitulado “Lampião, O Mata Sete”, onde o citado autor enfoca que Lampião era gay e Maria Bonita era adúltera. Era é só o que faltava. Essa afirmação me fez mergulhar na leitura de muitas obras que abordam a vida de Lampião. Não encontrei qualquer indício que plausivelmente pudesse fundamentar essas colocações de Pedro Morais.

Alio-me à reação contundente formulada pelo Escritor Alcino Alves Costa, pois realmente não há registro sobre tais fatos, nem da existência de homossexuais integrando grupos de cangaceiros. O tema já havia sido abordado por Luiz Mott, antropólogo e fundador do grupo gay da Bahia, contudo, não há prova para se atestar a veracidade dessas insinuações. Como diz Alcino: "Será que Lampião estivesse vivo, eles teriam coragem de chamá-lo de corno e boiola? Pena que o tempo não nos permite aferir essa coragem, daí acreditarmos ser mais uma daquelas estórias para vender livros."

*Pombalense e Juiz de Direito da 5ª Vara Cível em João Pessoa – PB.

VIRGULINO FERREIRA, O LAMPIÃO: CABRA MACHO, SIM SENHOR! VIRGULINO FERREIRA, O LAMPIÃO: CABRA MACHO, SIM SENHOR! Reviewed by Clemildo Brunet on 3/26/2012 05:54:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion