banner

SERÁ QUE NOSSA MÚSICA BREGA ESTÁ SE ACABANDO?

Maciel Gonzaga
Maciel Gonzaga*

Na Enciclopédia da Música Brasileira, de Marcos Antonio Marcondes, o "brega" é caracterizado como a "música mais banal, óbvia, direta, sentimental e rotineira possível, que não foge ao uso sem criatividade de clichês musicais". A origem do termo "brega" é desconhecida e bastante discutida. Uma hipótese é que o termo derive do "Nóbrega" da rua Manuel da Nóbrega, em Salvador - rua esta que ficava na região de meretrício da capital baiana. Outra origem provável para a palavra brega seria originária do Rio de Janeiro, como uma corruptela da gíria "breguete", palavra pejorativa e preconceituosa, usada pela classe média para designar empregadas domésticas e que, por extensão, passou a designar também seu gosto musical característico.

Na verdade, não há um ritmo musical propriamente "brega". Mas, mesmo sem ter estabelecidas características suficientemente rígidas, o termo praticamente foi alçado à condição de gênero. Embora estivesse longe de uma definição conceitualmente precisa, o "brega" alcançou grande aceitação entre segmentos das camadas populares do Brasil. Críticos apontam alguns precursores do estilo em cantores da década de 50, que seguiam, através do bolero e do samba-canção. Entre os quais, Orlando Dias, Silvinho, Carlos Alberto, Luiz Wanderley, Ademar Silva Adilson Ramos, entre outros.

Durante as décadas de 60 e 70, a música romântica de artistas oriundos basicamente das classes mais populares passou a ser considerada cafona e deselegante. Mas, nomes como Lindomar Castilho, Odair José, Waldick Soriano, Márcio Greick, Reginaldo Rossi, Fernando Mendes fizeram muito sucesso, venderam milhões de discos e suas músicas continuam no nosso imaginário.
Na segunda metade dos anos 70 e durante os anos 80, uma nova vertente surgia pelas mãos do produtor musical Oséias Lopes (Carlos André Almeida Lopes) que fez surgir cantores como Carlos Alexandre – o maior de todos os cantores brega - Bartô Galeno, Almir Rogério, Alípio Martins, Elino Julião, Genival Santos, Messias Paraguai, Ivan Petter, Zé Orlando e tantos outros. Porém, o cantor brega que mais vendeu discos até hoje foi Amado Batista que, aliás, não gosta quando o chama de brega. Na sua opinião, brega é o preconceito das pessoas para rotular aquilo que não é culto ou que não faz parte da elite (no entendimento delas).

Particularmente, eu sinto muitas saudades daquele tempo bom que não volta mais. Fui adolescente naquela época em que a Festa do Rosário era o termômetro da música brega em Pombal, anunciadas pela voz melódica do locutor Luiz através das ondas sonoras da PR-Maia, Radio Amplificador ponto 3, do Parque de Diversões Maia. E me lembro com saudades de muitas delas, como o clássico do gaúcho Ademar Silva (“Noite Escura”) que diz:

A noite está tão escura/A lua fez feriado/Estou sofrendo a tortura/De não sentir-me a teu lado. A noite é grande/E eu estou sozinho/Pensando no teu beijo/Sem ter o teu carinho. E desse jeito/Não sei o que dizer/Se a noite é que é escura/Se é escura o teu viver.

Neste final de semana, um grupo de amigos reunidos na casa do Juiz de Direito Célio de Figueiredo Maia, estando presente humilde escriba; o Juiz da comarca de Caicó, Dr. André Melo Gomes Pereira; os advogados Célio de Figueiredo Maia Júnior e Juarez de Lima, chegamos à seguinte conclusão: Hoje, lamentavelmente, as rádios não tocam mais a nossa música brega. Na verdade, o que deveria ser criticado e banido do meio musical são as músicas com letras de conteúdo imoral, sejam elas de qual ritmo musical for. Pois, como bem diz Agnaldo Timóteo: "É melhor cantar música brega, que toca o sentimento do ser humano, do que cantar sucessos que não dizem nada”.

*Jornalista, advogado e Professor. Natal RN.
SERÁ QUE NOSSA MÚSICA BREGA ESTÁ SE ACABANDO? SERÁ QUE NOSSA MÚSICA BREGA ESTÁ SE ACABANDO? Reviewed by Clemildo Brunet on 3/19/2012 05:18:00 AM Rating: 5

Um comentário

Umberto disse...

Meu nobre, tenho 46 anos e cresci ouvindo inúmeros nomes aqui citados. Por mim o gênero não acabará jamais.

Recent Posts

Fashion