banner

MORRE EM POMBAL FRANCISCO FERNANDES DA SILVA, VIÚVO DA POETISA CESSA LACERDA!

Francisco Fernandes da Silva (Bibia)
É com profundo pesar que o Portal Clemildo, Comunicação & Rádio, comunica o falecimento do funcionário público aposentado FRANCISCO FERNANDES DA SILVA (BIBIA), 73 anos, ocorrido por volta das 03:30 horas da madrugada de hoje (23) no Hospital Regional de Pombal, vítima de infarto do miocárdio. O extinto era viúvo da poetisa pombalense Maria do Bom Sucesso de Lacerda Fernandes, que faleceu o ano passado no dia 25 de fevereiro. Deixa cinco filhos - Francisco Fernandes da Silva Júnior, Francimar de Lacerda Fernandes, Antônio Soares da Silva Neto, Rômulo de Lacerda Fernandes e Cândida Florência de Lacerda Fernandes, noras e netos.
Agora eles estão juntos na eternidade, hoje as 3.30, ele foi morar com Jesus, Deus nos dê conforto... (Júnior)
Adquirindo experiência e maturidade para o Matrimônio, depois de ter passado por um Compromisso sério, Noivado por dois anos, contraiu núpcias com a premiada do seu coração, “EU”, ambos da mesma idade, 22 anos, sendo realizada a cerimônia na minha residência, assistida por Cônego Luis Gualberto, em 28/05/62, pois o meu pai se encontrava recém-operado. (Do Diário de D. Cessa).

Na Prefeitura, Bibia, apelido dado por seu genitor e pelo qual era mais conhecido, foi admitido por Portaria, N° 24/04/1967, após fazer uma seleção entre os funcionários. Assumiu a função de Escriturário, galgando ascensão funcional, Auxiliar de Contabilidade, mais tarde Chefe de Contabilidade e Chefe de Setor de Finanças e Diretor do Departamento de Finanças e finalmente, Secretário de Finanças. Fez um trabalho bonito e honesto, nunca recebendo reclamação de nenhum prefeito adversário ou correligionário. Declarou ele, que “nos últimos anos, sofreu decepções, descriminação funcional, até mesmo perseguições políticas por parte de alguns prefeitos". Enfatizou ainda, que, ”minha vida é um livro aberto para fazerem pesquisas sobre qualquer assunto”.

Ingressou também na Maçonaria, em 26 /05/1974. Grande Inspetor Geral. Grau 33. Assumiu todos os cargos na Loja Simbólica. “Deus, Caridade e Justiça” N° 1733. Maçon muito admirado e respeitado.

Bibia era possuidor de um Currículo admirável, de uma experiência profissional destacável e invejável. Estudar e fazer cursos foram sempre uma constante em sua vida. Citamos os mais importantes Cursos e Aperfeiçoamentos, sobretudo, na sua Área Profissional. Curso de Licenciatura Plena em Geografia pela Faculdade de Ciências e Letras de Cajazeiras, em 1980. Curso por correspondência, de Prestação de Contas dos Fundos Federais, pelo IBAM, em 30/12/72. Curso de Capacitação para Execução do Recadastramento de Imóveis como encarregado de Unidade Municipal de Cadastramento - UMC- 10/05/1972. Curso de Departamento De Pessoal – Prático de Contabilidade, LTDA, em 1983. Curso de Desenvolvimento Integral e Extensão Cultural, pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira, São Paulo, em 1976. Curso por correspondência de Legislação Trabalhista e Previdenciária, pela Escola Nacional de Serviços Urbanos – ENSUR, em 1984. Curso de Contabilidade Municipal, também pelo ENSUR, em 1979. Curso de Rotinas Trabalhistas pelo NAI- Núcleo de Assistência Industrial da Paraíba, em 1975. Participou do Primeiro Seminário sobre Problemas Municipais, realizado pelo Instituto Brasileiro de Direito Municipal- Secção Paraíba, de 04 a 06 de dezembro de 1974, em João Pessoa. Participou do Segundo Seminário sobre Problemas Municipais, realizado na cidade de Cajazeiras de 20 a 30 de janeiro de 1976, pelo Instituto Brasileiro de Direito Municipal- Secção Paraíba. Foi contemplado com o Diploma de Honra ao Mérito - Destaque de Atividade de Melhor Secretário de Finanças da Prefeitura Municipal de Pombal, em 23 de novembro de 1984, pelo P.O.P. P - PB. Vale ressaltar que todos estes cursos foram consagrados com seus referidos Diplomas ou Certificados.

Bibia foi professor de alunos de segundo grau, no colégio Josué Bezerra, responsável pelas Disciplinas: Contabilidade e Custos e também Mecanografia e Organização Técnica e Comercial, deixando o contributo de sua idoneidade, na Gestão de Padre Solon e da Professora, Ivonildes Bandeira, ambos de saudosas memórias. Foi também Diretor de Expediente do colégio Mons. Vicente de Freitas, hoje, Polivalente, por dois anos. Com todas as energias e muita garra para continuar ainda o trabalho em prol da sua amada terra, afastou-se da Prefeitura por força de circunstância desagradável, requereu aposentadoria, contrariado por seu salário irrisório. A Prefeita Azenete, deferiu o seu pedido através da Portaria N° 054/96, datada de 28 de julho de 1996.

No Diário de D. Cessa sua companheira fiel, no registro que fez de seu aniversário em 07 de fevereiro de 2009, publicado neste blog, no final da mensagem ela disse:
“Parabéns, meu companheiro e velho amigo, pelo seu aniversário natalício, e, por esta bela história, que talvez poucos tenham contemplado. Muitas felicidades, e muitos anos de vida para vivermos unidos até que Deus nos chame para o Seu Reino Celestial! Ardentes beijos dos que tem por você, um grande AMOR: Cessa, filhos, noras e netos ..” Maria do Bom Sucesso de L. Fernandes. Poetisa e escritora Pombalense. (Palavras Textuais de Cessa Lacerda).

E Deus o chamou nesta manhã, para viverem unidos, como bem disse ela... “Até que Deus nos chame para o seu reino celestial”

VELÓRIO E SEPULTAMENTO:

O corpo de FRANCISCO FERNANDES DA SILVA (BIBIA) está sendo velado em sua residência a Rua Cel. Cândido de Assis, casa de número 475, próximo a Igreja Matriz de Bom Sucesso em Pombal. Seu sepultamento ocorrerá amanhã às 07 da manhã em um dos Cemitérios de nossa cidade.

Nota da Redação: Fiquei surpreso com a notícia, sentir profundamente essa perda irreparável. Deus console a família. Meu abraço fraternal a todos e condolências. (Clemildo Brunet)
MORRE EM POMBAL FRANCISCO FERNANDES DA SILVA, VIÚVO DA POETISA CESSA LACERDA! MORRE EM POMBAL FRANCISCO FERNANDES DA SILVA, VIÚVO DA POETISA CESSA LACERDA! Reviewed by Clemildo Brunet on 3/23/2012 09:53:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion