banner

JERÔNIMO RIBEIRO ROSADO

J. Nóbrega Araijo
Jerdivan Nóbrega de Araújo*

O farmacêutico Jeronimo Ribeiro Rosado nasceu em Pombal-PB, no dia 8 de dezembro de 1861. Era filho de Jerônimo Ribeiro Rosado e Vicência Maria da Conceição Rosado. Formou-se em Farmácia no Rio de Janeiro, onde atuava como fiscal da iluminação pública. Voltou ao seu Estado em 1889, quando abriu a primeira botica em Catolé do Rocha e desposou Maria Rosado Maia, a Sinhazinha. O casal teve três filhos: Jerônimo Rosado Filho, médico, farmacêutico e poeta, morto aos 30 anos; Laurentino Rosado Maia, falecido criança; e Tércio Rosado Maia, farmacêutico, odontólogo, advogado.

Maria Rosado Maia faleceu u em 1892, pouco depois do último parto, vítima de tuberculose. No leito de morte, conforme relata mestre Luís da Câmara Cascudo, pediu “que o marido a fizesse sepultar no Catolé do Rocha, na terra onde nascera”. E casasse com sua irmã Isaura.

O corpo de Maria Amélia foi sepultado naquele recanto sertanejo. Jeronimo Ribeiro Rosado, com 32 anos, casa-se com a cunhada, de 17 anos, em 1893 e vai morar com o marido na cidade potiguar de Mossoró, onde Rosado Maia havia instado os seus negócios desde de 1890, a convite do médico e líder político Francisco Pinheiro de Almeida Castro, patrocinador da drogaria.

Do segundo casamento nasceram mais 18 filhos: Izaura Rosado; Laurentino Rosado Maia (homônimo do segundo); Isaura Sexta Rosado de Sá; Jerônima Rosado, que tem como apelido o nome de “Sétima”; Maria Rosado Maia, que tem como apelido “Oitava”; Isauro Rosado Maia, que tem por apelido “Nono”; Vicência Rosado Maia, que como apelido o nome de “Décima”;Laurentina Rosado, que tem como apelido o nome de “Onzième”; Laurentino Rosado Maia, que tem como apelido “Duodécimo”; Isaura Rosado, que tem como apelido o nome de “Trezième”; Isaura Rosado, que tem como apelido o nome de “Quatorzième”; Jerônimo Rosado Maia, que tem como apelido o nome de “Quinzième”;Isaura Rosado Maia, que tem como apelido o nome de “Seize”;Jerônimo Rosado Maia, que tem como apelido “Dix-sept”; Jerônimo Dix-huit Rosado Maia; Jerônimo Rosado Maia, que tem como apelido o nome “Dix-neuf”; Jerônimo Vingt Rosado Maia; Jerônimo Vingt-un Rosado Maia.

Jerônimo Rosado
Chegando a Mossoró, em 1890 Jeronimo Rosado montou uma império econômico, com atuação na área de extração mineral, agricultura, de forma que o sobre nome “Rosado Maia” passou as ser sinônimo de riqueza e poder, com forte influencia no processo político partidário do Estado do Rio Grande do Norte, chegando, um dos filhos do patriarca, o decimo sétimo, Dix-sept Rosado , a ser eleito governador daquele estado, porem, com apenas 5 meses de mandato, em viagem de trabalho ao Rio de Janeiro, Dix-sept faleceu em acidente aéreo.

Dix-sept Rosado foi a raiz política dos Rosados. Irmãos, sobrinhos e netos o sucederam como prefeitos da cidade, vereadores, deputados e até senadores. Entre eles, destacam-se Dix-Huit e Vingt Rosado. Depois de algum tempo, os dois irmãos romperam. Diz-se em Mossoró que a briga entre eles não passou de uma jogada política para conservar, em definitivo, os Rosados no poder. Desde então, Rosado é oposição de Rosado. Não importa o vencedor: a família sempre leva. O sobrenome Rosado batiza, hoje, muitas ruas, praças e até estabelecimentos comerciais de Mossoró.

A cultura, porém, ficou nas mãos do 21º, Vingt-un, a quem coube realizar os sonhos educacionais do pai. Desde cedo, ele se empenhou para contar a história de Mossoró, registrar tudo que levasse o nome de sua terra natal e gerar e publicar a produção intelectual dos mossoroenses. Foi por isso que nos anos 1960 ele idealizou e fundou a Escola Superior de Agronomia de Mossoró (Esam), onde organizou encontros e seminários e fez amizade com grandes intelectuais. Vingt-un Rosado foi uma espécie benigna de fanático. Ainda em vida, em fui convidado por Romero Cardoso escreve a apresentação de um livro autobiográfico do Vingt-un Rosado, VolumeVIII volume, foi uma forma que o intelectual e mecena das artes encontrou de resgatar as suas raízes pombalenses.
Casarão omde morou Jerônimo Rosado em Pombal
A paixão de Jeronimo Rosado por Mossoró era tanta que ele chegou a externar sempre os seguintes pensamentos: “Quero que meus filhos cresçam para servir à cidade de Mossoró. O que eu não puder fazer por Mossoró, um filho meu fará. O que um filho meu não puder fazer, um filho dele fará.”

A biografia completa do pombalense Jeronimo Rosado foi escrita pelo historiador Luiz da Câmara Cascudo, no livro “Jerônimo Rosado: uma ação brasileira na província de Mossoró(1861-1930)”.

Fonte de pesquisa:. Biografia/Teses e textos de blogs da internet.

* Escritor Pombalense.
JERÔNIMO RIBEIRO ROSADO JERÔNIMO RIBEIRO ROSADO Reviewed by Clemildo Brunet on 6/24/2011 06:44:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion