banner

CEZÁRIO DE ALMEIDA: UM MESTRE, SUA CÁTEDRA!

Clemildo Brunet
CLEMILDO BRUNET*

“O que ensina esmere-se no fazê-lo” (Paulo, apóstolo)

Este 15 de abril é motivo de regozijo e prazer para família e amigos do nosso estimado Doutor e Professor JOSÉ CEZÁRIO DE ALMEIDA. Nesta data no ano de 1964, nascia no sítio Madruga, hoje distrito de Cajazeirinhas, essa figura ilustre, que mais tarde com o passar dos anos, tendo se esmerado na escola do saber e do conhecimento, é destaque hoje nas colunas sociais, no meio universitário e benquisto por todos. A relevância está no fato de ser um dos mais expressivos expoentes de inteligência e sapiência.

Esse menino pródigo, filho de José Garrido de Assis e Neuza Cezário de Assis, sendo o primogênito de uma prole de três filhos, tais como José Cezário de Assis e José Edson Cezário de Assis, como se pode ver os três com o prenome José, veio de uma tradição. Era costume da época, pois sua mãe fizera uma promessa que pelo menos no prenome, todos tivessem o nome do pai.
José Cezário de Almeida
Ainda criança Cezário recebeu as primeiras orientações escolares na zona rural. Em 1974 veio para Pombal continuar seus estudos ficando hospedado na casa de uma de suas irmãs filha de seu pai, fruto do primeiro casamento. Seu José Garrido era viúvo quando se casou com dona Neuza ainda adolescente com apenas 14 anos. Ele trouxe em sua companhia cinco filhos: Manoel Cavalcante de Assis, Geraldo Cavalcante de Assis, Maria Aparecida de Assis Gomes, Francisco Cavalcante de Assis e Ana Cavalcante de Assis.

Havendo estudado a quarta e quinta série no antigo ginásio Diocesano, Cezário terminou o ensino fundamental no Colégio Josué Bezerra através de uma bolsa de estudo que seu pai conseguira com o Deputado Francisco Pereira. Orientado pela Poetisa e Professora Cessa Lacerda, conquistou o prêmio de melhor redação escolar na oitava série. Justamente nesse período, Cezário de Almeida se submeteu a um teste de locutor no Serviço de Alto Falantes “Lord Amplificador” do qual eu era diretor-proprietário, tendo sido classificado e aceito para exercer a função de locutor no som direcional da comunicação.

Clemildo e Cezário
Após dois anos no “Lord Amplificador”, foi estudar na Escola Agrícola de Bananeiras onde concluiu o Curso Técnico em Agropecuária, nesse meio tempo exerceu atividades radiofônicas na Rádio Integração do Brejo entre 1982/1984. Regressando a Pombal a meu convite, foi admitido aos quadros de radialistas da Rádio Maringá AM de Pombal, como editor de radio- jornalismo e apresentador de programas da emissora. Ao mesmo tempo em que trabalhava na Rádio Maringá prestava relevantes serviços como professor, contratado que era do Estado, lecionava na Escola Estadual “Arruda Câmara” de Pombal.

Firmado nos dois empregos e com a flecha do cupido atravessando o coração, rendeu-se aos encantos de sua namorada - Francisca Feitosa Soares de Almeida, “Nenem” logo estabelecendo o noivado que durou cerca de três anos para o casamento. Da união de ambos nasceram cinco filhos: Thiago Cesar, Thalita Sevia, Thales Hieron, Thalia Denise e Thayane Dayse, suas maiores heranças, como ele gosta de dizer. A assertiva procede da palavra de Deus. “Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão” Sl 127:3.

Após dez anos de militância na radiofonia, Cezário abre uma casa comercial no ramo de material de construção ao mesmo tempo em que continua com suas atividades no magistério. Após cinco anos deixa o comercio e entrega a sua esposa “Nenem”, a responsabilidade de administrar os negócios, cuja casa comercial acha-se localizada hoje em um edifício bonito no centro de Pombal, com a inscrição “Cezário Construções”.

Cezário então resolveu ir em frente dando continuidade aos seus estudos. Seu “Curriculum Vitae” não mente:

Biólogo, Curso de Ciências Hab. em Biologia pela Universidade Federal da Paraíba, Campus de Cajazeiras (1999). Especialista em Pesquisa (2001); Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (2002), com aprovação em caráter de distinção e louvor e Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2005), área de concentração Microbiologia, com tese aprovada com distinção e louvor. Concluiu o Curso Técnico em Agropecuária na Escola Agrícola de Bananeiras - PB (1983).

Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Campina Grande, nos Cursos de Medicina, Enfermagem e Biologia, Campus da UFCG - Cajazeiras. Foi professor de Técnicas Agrícolas da Escola de Ensino Fundamental e Médio “Mons. Vicente Freitas” de Pombal (1984). Foi professor do Ensino Médio da Escola estadual “Arruda Câmara” de Pombal (1985-1990). Foi professor, Vice-Diretor e Diretor em Exercício do Colégio Josué Bezerra de Pombal (1991-1990). Foi professor e Chefe de Departamento da Faculdade de Agronomia de Pombal (2002-2004). Tem experiência acadêmica na área de Microbiologia, com ênfase em Micologia e Bacteriologia, atuando principalmente nos seguintes temas: controle biológico, genética de microrganismos, biologia molecular, biotecnologia, morfologia e fisiologia de microrganismos.

Coordenador e orientador de projetos de Pesquisa, Extensão e Ensino, Coordenador do Programa de Monitoria da UACV/UFCG (2009), Coordenador de Pesquisa e Extensão da UACENe da UACV / CFP / UFCG, Presidente de várias comissões de concursos públicos para a carreira do magistério superior, presidente da comissão de elaboração, criação e instalação do Curso de Medicina do Campus de Cajazeiras (2005-06), membro efetivo da Comissão do Vestibular COMPROV/UFCG (2006-2009).

Recebeu o título de melhor professor de 2007 e 2009 do CFP/UFCG pela imprensa Cajazeirense, membro efetivo do Colegiado do Curso de Enfermagem CFP/UFCG, Membro da equipe de Projeto CT-INFRA com projeto aprovado (2007-08), Líder do Grupo de Pesquisa Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável do Semi-Árido - GPA; membro da equipe de pesquisadores em Biotecnologia (RENORBIO) coordenado pelo Prof. Dr. Thales Barbosa Granjeiro (UFC), com Projeto aprovado junto ao CNPq (2007-2009), visando o potencial de genes de Chromobacterium violaceum em Biotecnologia, Presidente do Congresso III Encontro de Biologia e do I Simpósio Paraibano de Meio Ambiente (2009).
Atual Diretor do Centro de Formação de Professores - Campus de Cajazeiras/UFCG (2010-2013).

Parabéns Dr. Cezário, feliz aniversário!

Pombal, 15 de abril de 2011
*RADIALISTA
Contato: brunetco@hotmail.com
Twiter.com/ClemildoBrunet
Web. www.clemildo-brunet.blogspot.com
CEZÁRIO DE ALMEIDA: UM MESTRE, SUA CÁTEDRA! CEZÁRIO DE ALMEIDA: UM MESTRE, SUA CÁTEDRA! Reviewed by Clemildo Brunet on 4/15/2011 05:29:00 AM Rating: 5

2 comentários

www.campinasspemfoco.blogspot.com disse...

Meu querido e amado irmão e professor Cezario, desejo que Deus encha seu dia de paz e sua vida das ricas bençãos que só Jesus Cristo pode dar.Um forte abraço de seus amigos Solange e Luizinho Lima!

Unknown disse...

Amigo cezario um forte abraço do Geraldinho,seu colega da antiga rádio maringa amamigo DEUS.🙏 TE ABENÇOE,fique em casa.

Recent Posts

Fashion